Artigos Comentados


Artigo 1. Conhecimento sobre o molusco gigante africano Achatina fulica entre estudantes de uma escola pública na Região Metropolitana do Recife
Autores: Renata Manzi se Souza; Angelo G. Chaves Alves; Marcos Souto Alves.
Biotemas, 20 (1): 81-89, março de 2007

Estudo realizado com alunos de uma escola pública no estado do Pernambuco com o objetivo de verificar os conhecimentos pré- existentes dentre os estudantes a respeito do Caramujo Gigante Africano. A pesquisa foi realizada com o auxilio de um questionário aberto, onde os autores obtiveram principalmente as seguintes informações sobre o tema: transmissão de doenças, taxonomia, impactos ambientais decorrentes da introdução de espécies alienígenas, bem como o processo de entrada e crescimento do molusco no corpo humano. Os mesmos finalizam concluindo que o conhecimento existente  deve ser levado em consideração durante o planejamento de estratégias de manejo das espécies exóticas invasoras.

Encontre aqui: 





Artigo 2. Infestações por caramujo africano (Achatina fulica): análise de conteúdo das matérias jornalísticas e de materiais educativos sobre o tema no Rio de Janeiro, Brasil
Autores: Maria Fernanda Furtado Boaventura; Silvana Carvalho Thiengo; Simone Monteiro.
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 11 No 2, 2011

Este artigo propôs uma análise dos materiais educativos e jornalísticos que se dispuseram a tratar do assunto Achatina fulica, em decorrência do relato de transtornos relacionados à espécie na região. Os autores verificaram que, apesar de haver semelhanças nos discursos das mídias analisadas, havia informações errôneas e não paralelas a uma linguagem com fins de ações educativas.  Temas relacionados a saúde tiveram destaque durante os discursos.

Encontre aqui: 




Artigo 3. Implicações da Introdução e dispersão de Achatina fulica Bowdich, 1822 no Brasil.
Autores: Horacio Manuel Santana Teles; Luiz Roberto Fontes.
Ano: 2002   Revista: Boletim do Instituto Adolfo Luta 12(1): 3-5

Artigo que ressalta a importância do estudo da disseminação do caramujo africano, dado o seu potencial de transmissão de doenças ao homem e a outros vertebrados. Faz um breve histórico da chegada do molusco no Brasil, bem como as principais características da sua biologia e ecologia. O ponto de maior destaque é a discussão sobre a importância epidemiológica, destacando os riscos da invasão. Na conclusão, os autores caracterizam a responsabilidade de autoridades e recomendam ações de controle.


Artigo 4. Estimativa e inferências do método de controle do molusco exótico Achatina fulica BOWDICH 1822 (STYLOMMATOPHORA; ACHATINIDAE) em Pontal do Paraná, Litoral do Estado do Paraná.
Autores: Monica Santiago Simião; Marta Luciane Fischer.
Cad. biodivers. v. 4, n. 2,dez. 2004

Artigo que infere a população do Caramujo gigante africano no ambiente urbano da cidade litorânea paranaense Pontal do Paraná, analisando os métodos de controle propostos como mais eficiente. Realizadas entrevistas com a população residente, bem como análise de infestações em terrenos baldios a fim de subsidiar ações de controle e manejo, com foco na educação ambiental e sanitária local. 



Encontre aqui:




Nenhum comentário:

Postar um comentário